De onde vem o Chá tão famoso no mundo inteiro.
O Chá e sua história Parte I
Após quase um mês retomo as minhas atividades em relação aos meus Blogs; eu já estava com saudade dos meus leitores e seguidores das minhas historias.
Fiz uma cirurgia de retirada da vesícula, mas graças a Deus está tudo bem, por isso fiquei afastada das minhas atividades.
Estamos no mês de Agosto e vou falar sobre a "Hora do Chá"com receitas maravilhosas; essas receitas são para você fazer para seus amigos; para reuniões de trabalho; eventos ou mesmo em família . As receitas que vou oferecer aqui são de lanchinhos com sabores variados, fáceis de fazer.
Podemos fazer com "Patês", "Legumes", "Verduras"; com pães integrais, de forma ou pão francês cortadinho em pedaços pequenos; bolachas e torradas.
Para acompanhar o Chá também podemos fazer docinhos franceses (Macaron), Bolos e Petit Fours variados ou Bolachinhas doces.
Os Chás deram inspiração para muitos artistas Europeus Chineses, Japoneses - com bules e xícaras que são verdadeiras obras de arte, uma peça mais linda que a outra, muitas delas feitas em porcelana e cristais todas decoradas com flores, frutos pássaros e paisagens incríveis.
Vamos agora fazer uma viagem ao mundo dos "Chás ".
Existem duas formas completamente diferente de se pronunciar; uma é "Te" que vem da palavra malaia para a bebida usada pelo dialeto "Min" que se encontra em Amoy. A outra é pelo dialeto cantonês e mandarim - que soa como chá que significa "apanhar, colher".
As línguas que usam derivados da palavra "Te"são alemão, inglês, francês, dinamarquês, hebraico, húngaro, finlandês, indonésio, italiano, islandês, letão, tâmil, holandês, espanhol, armênio e latim científico.
Línguas que usam derivados da palavra chá: hindi, japonês, português, persa, albanês, checo, russo, turco, tibetano, árabe, vietnamita, coreano, tailandês, grego, romano, swahili, croata.
No Brasil e em Portugal a palavra chá é popularmente usada como infusão de flores, frutos, folhas raízes e ervas.
Nas classes mais abastadas da Europa especialmente a França e Países baixos, começaram a importar folhas. Na Inglaterra o uso de chás dizem que foi por causa de Catarina de Bragança, princesa portuguesa que casou com "Carlos II da Inglaterra". Catarina patrocinava os "Tea parties", onde o chá passou a ser apreciado pelas mulheres e em seguida apreciado pelos homens.
Desde o final do séc. XVII a bebida "Chá"era apreciada nos cafés, e bebido a qualquer hora do dia até o séc. XIX.
Diz a lenda que o "Imperador" chinês Shen Nung, fervia a água para beber o chá, quando algumas folhas de uma arvore caíram na panela. Atualmente outros países se destacam como produtores de chá de qualidade. Cada um tem suas características especificas.
Os Indianos são os maiores produtores de "Chá " preto do mundo e também são os melhores "Chás" do mundo, produzidos na região de "Assam, Darjeeling e Niligri. Os indianos consomem chá no café da manhã e a noite, popularmente chamado de " Chai" e é servido com leite quente e açúcar e o chá é consumido do tipo preto.
No Sri Lanka eles produzem chás mais leves, e é servido no estilo inglês com leite e açúcar e sempre quente.
Na Inglaterra é costume consumir o chá misturado com leite, apesar de ser muito pouco difundido no pais. Ao juntar o chá com leite as proteínas do leite se integram naturalmente com os taninos do chá, assim a bebida fica menos adstringente. Esse processo só não é recomendado com os chás verdes. Na Inglaterra o chá é tido como uma refeição leve no final de tarde, mesmo que as pessoas bebam cerveja, vinhos ou sucos.
Os chás além de serem um habito da sociedade trazem também muitos benefícios.
O chá verde por exemplo reduz o risco de câncer no estômago, por sua vez o chá preto reduz o risco de problemas cardíacos e gastrites. Eles ajudam a reduzir e combater o envelhecimento das células e controla também a pressão arterial.
Muitos médicos e especialistas alertam: "A Cafeína pode provocar insônia"; os chás também possuem efeito dietético; se forem consumidos próximo das refeições a absorção de ferro do organismo irá diminuir.
A partir da Dinastia Song o chá é consumido em festas de degustação e de estudos e é comparado ao que se faz hoje com o vinho. Assim como o vinho tem o recipiente próprio para beber ; o chá branco era bebido em uma tigela escura onde as folhas eram misturadas com a água quente e um batedor.
O recipiente para o chá é uma tigela coberta com verniz especial a base de casca de tartaruga, pintadas com pincel especial de pelo de lebre e que são muito valiosos nos dias de hoje, onde gerou também a cerimônia do chá japonesa, onde tomou sua forma no séc. XVI.
Em várias culturas pelo mundo existem diversas cerimonias do chá, sendo a mais famosa a "Cerimonia do chá japonesa".
Na república Checa nos últimos anos desenvolveu-se uma cultura de abertura de casas de chás e sempre se respeitando os métodos próprios de preparo.
Nos Estados Unidos o chá geralmente é servido gelado; as vezes servido com limão adoçado com açúcar dependendo de cada região. O Sun Tea é feito deixando a água com a folha ser aquecidas pela luz do sol e consequentemente demora-se para fazê-lo.
Chegou nos Estados Unidos uma novidade muito usada na China é o chá com leite "Boba " de Taiwan. Os jovens adoram e é chamado de "Bubble Tea", chá de bolhas.
Os maiores produtores de chá do mundo são: a "Índia e a China" em proporção iguais. Os 60% do restante são produzidos no "Quênia, na Turquia, Indonésia, e Sri Lanka.
Nos Açores é cultivado e produzido anualmente cerca de 40 toneladas.
No Brasil o cultivo de chá começou no séc. XIX, apesar da cultura ser de excelente qualidade não conseguiu ser uma cultura de sucesso e tudo isso pela competição com os preços dos chás provenientes da Ásia. A maior produção de chás do Brasil se encontra na região do Vale do Paraíba estado de S. Paulo, sendo que a maior parte da produção é voltada para a exportação.
Fontes das Imagens |